15 de agosto de 2010
Piercing no umbigo
Bru do meu coração, miga linda, pra você que quer colocar esse piercing no umbiguinho da uma lida. Seguem aí as respostas para algumas dúvidas comuns:
Dói pra furar?
Dizem que no umbigo é um dos lugares menos dolorosos: a perfuração é bem rápida e o procedimento leva menos de 10 minutos.
Dá trabalho?
No começo, sim. A cicatrização é meio demorada e nos 3 primeiros meses é preciso limpar o local duas vezes ao dia. É bom evitar mexer com as mãos sujas e não retirar para tomar banho.
Qual é o melhor material?
Materiais cirúrgicos como o titânio, aço cirúrgico e ouro. Jóias de má qualidade podem causar alergia, como acontece com as bijuterias. Dica de piercers: para saber se uma jóia é verdadeira basta aproximar um imã da peça. Se ela colar, descarte.
O piercing pode rasgar o umbigo na fase de crescimento?
Se o corpo ainda não está formado, a possibilidade de rejeição é maior. O corpo pode expelir o piercing, que acaba machucando a pele e agravando a cicatriz.
E se eu não quiser mais?
Tem que tirar e esperar. O tempo de recuperação depende do tamanho do furo. Se ele for muito grande, pode-se fechar o buraco com um pequeno procedimento cirúrgico.
Que tipo de espinha você tem?
Para saber como solucionar, é preciso saber qual é o grau da sua acne:
Acne de grau 1: pele cheia de cravos, pretos ou brancos (bolinhas fechadas).
Acne de grau 2: muitos cravos e algumas espinhas, às vezes com pus, às vezes só com o pontinho inflamado.
Acne de grau 3: alguns cravos e várias espinhas, que muitas vezes formam uns caroços na pele.
Acne de grau 4: muitas espinhas inflamadas e inchadas, que se juntam, formando caroços profundos e doloridos que drenam pus:
Descobriu? Agora veja como tratar:
Graus 1 e 2
Não é nada tão grave. Sabonetes com enxofre e ácido salicílico, que controlam a oleosidade da pele, já podem dar uma boa ajuda. Fazer uma limpeza de pele de vez em quando também pode melhorar o aspecto da pele. Se as espinhas te incomodam muito, o dermatologista pode receitar produtos com ácido retinóico, que descamam a pele de leve, eliminando os cravos e desobstruindo os poros entupidos. Importante: resista à tentação de espremer! A unha pode contaminar a lesão e machucar a pele, deixando cicatrizes.
Graus 3 e 4
Nesses casos, é fundamental procurar um dermatologista, sob o risco de você ficar com cicatrizes na pele. Se o problema não for tão grave, pode ser tratado com antibióticos (em pomada ou comprimido), que impedem a proliferação de bactérias nos poros entupidos (e, assim, reduz a inflamação). Já os casos mais sérios costumam ser tratados com Roacutan, um medicamento que atrofia as glândulas sebáceas, cortando o mal pela raiz. Funciona bem, mas tem efeitos colaterais bem sérios (o mais grave são alterações no feto se a paciente ficar grávida). Por isso, não pode ser usado sem acompanhamento médico.
Assinar:
Postagens (Atom)